Devo contratar um seguro viagem?
Destino escolhido, passagens e hospedagens compradas e agendadas, malas praticamente prontas. Mas isso não basta para que sua viagem seja tranquila. Quando você planeja suas férias, você não pensa em coisas desagradáveis que podem ocorrer durante a viagem. Porém, imprevistos podem acontecer.
Um seguro viagem pode ajudar em muitos transtornos como o extravio de bagagens ou caso você contraia alguma doença ou se envolva em algum acidente, que podem gerar altos custos de traslado ou em despesas médicas.
Por que contratar?
Como já dito, acidentes não podem ser previstos. Além disso, qualquer situação pode ficar ainda mais grave em território desconhecido. Entre os complicadores, destaque para:
– Dificuldade de se comunicar, ainda mais em países onde o inglês não é a língua oficial ou não é comum entre a população local, o que acontece em países pequenos e do oriente, por exemplo;
– Falta de serviços públicos para saúde. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, não há saúde pública, isto é, atendimentos hospitalares, seja de emergência ou urgência e mesmo sem gravidade, são cobrados e geralmente custam caro;
– Não conhecer as leis ou se deparar com uma legislação completamente diferente do Brasil. Cada nação tem seu sistema legislativo e o simples ato de dirigir é totalmente diferente e pode causar transtornos. Além disso, saber como agir em caso de roubos ou furtos, é importante e melhor ainda é ter com quem contar, caso esse tipo de coisa aconteça.
Quando é obrigatório
Os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Para viajar a Cuba, também é obrigatório ter seguro viagem, que pode ser comprado antes de embarcar ou no próprio aeroporto.
O que mais o seguro viagem cobre?
- Serviços 24 horas à sua disposição como assistência médica e odontológica, remoção inter-hospitalar e muitos outros;
- Repatriação médica (e funerária, em caso de falecimento), que é o procedimento que garante o retorno seguro do cliente ao país de residência em caso de doença ou acidente;
- Interrupção e cancelamento de viagem;
- Hospedagem após alta hospitalar para o segurado.
E mais: o atendimento da Central 24 horas é em português, em qualquer lugar do mundo em que você estiver.
Dicas na escolha do seguro viagem
– Durante a viagem, é indicado carregar sempre o telefone da central de atendimento, para o caso de uma eventual emergência.
– Dê preferência a um seguro viagem com atendimento 24 horas e falado em português.
– Muitos seguros não cobrem tratamentos ou despesas com doenças pré-existentes. Se esse for o caso, verifique as regras e a possibilidade de contar com essa cobertura.
– Se você esqueceu de fazer o seguro antes de partir, ele ainda pode ser contratado durante a viagem. Basta solicitá-lo direto com os nossos consultores ou através do nosso site.
Sua viagem começa aqui! Encontre experiências únicas em nossos destinos internacionais, nacionais, passagens aéreas e pacotes diversos!